O Brexit afetará a reciclagem no Reino Unido?
O Brexit afetará a reciclagem no Reino Unido?
Desde o referendo fatídico, parece que não houve como escapar do Brexit. As pessoas discutiram e dissecaram longamente o que poderia acontecer. As grandes questões como a economia e a imigração foram tópicos muito debatidos, mas outra grande questão é como deixar a UE afetará o meio ambiente, e a reciclagem no Reino Unido em particular, ao manter um ambiente limpo com lixeiras
Reciclagem no Reino Unido e na UE
Grande parte da melhoria na taxa de reciclagem do Reino Unido nos últimos 10 anos deveu-se à legislação da UE, particularmente aos padrões de proteção ambiental e sustentabilidade, e agora existem preocupações de que, sem essa influência, as taxas de reciclagem diminuirão.
Quais são as metas de reciclagem atuais do Reino Unido?
O Reino Unido tem uma meta de reciclagem de 50% na UE, que deve ser atingida até 2020. Isso pode aumentar para 65% até 2030, e alguns países, incluindo o Reino Unido, expressaram preocupação de que isso não seja alcançável. A taxa de reciclagem do Reino Unido está em torno de 44%, mas o crescimento desacelerou devido aos cortes no orçamento das autoridades locais. A taxa de reciclagem da Escócia é semelhante à da Inglaterra, enquanto o País de Gales já está reciclando mais de 50% de seus resíduos.
UK and EU
Como o Brexit pode afetar a reciclagem?
As empresas de reciclagem e gestão de resíduos expressaram sua preocupação de que deixar a UE levaria a metas de reciclagem mais brandas e que as taxas de reciclagem retrocederiam. Um ministro do governo disse recentemente que não era esse o caso e disse que a Inglaterra estava empenhada em atingir a meta de reciclagem de 50% porque os recursos estavam se tornando cada vez mais escassos.
No entanto, alguns na indústria de gerenciamento de resíduos têm uma visão otimista e dizem que, embora percam a influência e o apoio da UE, apenas trabalharão mais para construir e manter a infraestrutura de reciclagem do Reino Unido no futuro.
O que será da economia circular?
O impulso da UE em direção a uma economia circular objetivou estabelecer metas de reciclagem mais altas para os estados membros, na esperança de encorajá-los a se tornarem mais sustentáveis, reciclar mais e produzir produtos mais verdes. Caberá ao Reino Unido implementar suas próprias medidas para alcançar uma economia circular assim que deixar a UE. Isso não significa que todo o sistema tenha que retroceder, apenas significa que o governo e a indústria de gerenciamento de resíduos terão que fazer planos definitivos para manter e construir o sistema existente. O investimento terá de continuar para que o Reino Unido possa manter metas de reciclagem respeitáveis e os fabricantes de produtos também terão que fazer a sua parte.
Comentários
Postar um comentário