Como configurar um roteador MikroTik para a funcionalidade de gateway HotSpot
No Minim, respondemos a perguntas de clientes sobre a configuração de seus roteadores MikroTik para várias funções. Neste blog, vamos cobrir como configurar os roteadores MikroTik para a funcionalidade HotSpot Gateway, ao escolher uma internet Fibra óptica Cariacica - ES
HotSpots são ótimos para pequenas empresas que desejam fornecer WiFi a seus clientes sem se preocupar em ter sua rede comprometida. Também pode ser uma ferramenta útil para empresas em situação de funcionário da WFH. Seja qual for o motivo pelo qual você deseja configurar seu MikroTik com a funcionalidade de gateway HotSpot ativada, forneceremos as etapas necessárias para que você faça isso. Nosso guia abaixo extrai da configuração do servidor MikroTik HotSpot de Mudasir Mirza , que também recomendamos a leitura — adicionamos alguns detalhes úteis também.
Se você ainda não consultou nosso blog sobre a configuração inicial de seu roteador MikroTik , comece por aí. Caso contrário, continue lendo para aprender como configurar seu roteador MikroTik para o gateway HotSpot.
Como configurar seu roteador MikroTik para funcionalidade HotSpot Gateway
Finalidade e recursos do HotSpot
O gateway MikroTik HotSpot fornece autenticação para clientes antes do acesso a redes públicas. Um HotSpot só funciona de forma confiável quando o protocolo IPv4 é usado; o HotSpot depende de regras de Firewall NAT que não são compatíveis com IPv6.
Os recursos do gateway HotSpot:
Diferentes métodos de autenticação de clientes usando banco de dados de cliente local no roteador ou servidor RADIUS remoto
Contabilidade de usuários no banco de dados local no roteador ou no servidor RADIUS remoto
Sistema de jardim murado, acesso a algumas páginas da web sem autorização
Modificações da página de login para empresas
Mudança automática e transparente de qualquer endereço IP de um cliente para um endereço válido
Configuração do MikroTik HotSpot
A maneira mais simples de configurar um servidor HotSpot no roteador MikroTik é através do portal WebFig. Faça login em seu roteador colando seu endereço IP na barra de pesquisa e inserindo suas credenciais de administrador.
Você deve chegar na tela inicial. Encontre os botões no canto superior direito onde se lê Quick Set , WebFig e Terminal . Clique no botão Terminal .
Primeiro, precisamos configurar a interface conectada à WAN. Digite o seguinte no terminal e pressione Enter:
ip address add address=192.168.1.5/24 network=192.168.1.0 broadcast=192.168.1.255 interface=ether1
Nota: você não poderá copiar e colar o código no terminal. Você precisará digitá-lo, então tome cuidado para não cometer um erro!
Agora precisamos configurar a segunda interface para nossa rede local. Digite o seguinte no terminal e pressione Enter:
ip address add address=10.10.0.1/24 network=10.10.0.0 broadcast=10.10.0.255 interface=ether2
Ambas as interfaces agora estão configuradas.
Configuração de DNS
A seguir, vamos configurar o servidor DNS.
Clique no botão na parte superior que diz WebFig . Você deve chegar a uma tela com vários botões no lado esquerdo da tela.
Selecione a seta suspensa IP e clique em DNS . Preencha as informações apropriadas fornecidas pelo seu ISP e certifique-se de que a opção Permitir solicitações remotas esteja marcada.
Aplique suas configurações e navegue até o botão Rotas no lado esquerdo da tela.
Configuração de rotas
Clique no botão Adicionar novo na parte superior da tela.
Em Gateway , digite o endereço IP do gateway de sua interface WAN. Aplique suas configurações e navegue até o botão HotSpot no lado esquerdo da tela.
Configuração de HotSpot
Clique no botão que diz Configuração de HotSpot na parte superior da tela. Selecione ether2 , pois esta é a interface conectada à rede local.
A próxima tela solicitará o endereço local da rede. Você não precisará alterar nada aqui, então apenas clique em Avançar .
A próxima página solicitará a faixa de IP a ser usada pelo servidor DHCP para fornecer IPs aos clientes. Certifique-se de que o intervalo de IP seja aceitável para o servidor. Quando terminar, clique em Avançar .
Selecione “nenhum” para o certificado. Clique em Avançar .
Clique em Avançar .
Não precisamos fazer nenhuma alteração nesta tela porque já configuramos isso em uma etapa anterior. Clique em Avançar .
Agora você precisará definir o nome do seu servidor pelo qual os clientes podem acessar a página de login do HotSpot através de um navegador da web. Digite o nome desejado e clique em Avançar .
A última etapa é criar um usuário. Por padrão, ele cria um administrador de usuário sem senha. Aqui você pode definir a senha e o nome de usuário para o usuário padrão. Altere os valores se desejar e clique em Avançar .
Seu servidor HotSpot agora está configurado. Tente fazer login para ter certeza de que funciona corretamente.
Minim é um parceiro de software Made for MikroTik e fornece ferramentas para configurar facilmente esses roteadores. C Parreira fora as configurações padrão Minim prevê segurança do roteador MikroTik .
Comentários
Postar um comentário